CENTRAL DE MANDADOS

 

A antiga forma de designação de oficiais para cada vara judicial mostrou-se pouco frutífera, uma vez que cada oficial tinha um grande território a percorrer no cumprimento da sua função.  Para melhorar, e muito, a produtividade dos oficiais, passou-se a criar centrais de mandados em cada órgão do judiciário. Assim, dividindo o trabalho por áreas territoriais, trazendo outros benefícios além do aumento da produtividade.

 
Com uma central de mandados, cada Oficial de Justiça tem sua região de cobertura, com foco no destinatário do mandado, desvinculando o mesmo das varas e ofícios de origem do mandado.  Assim, os oficiais de justiça cumprem as suas diligências com muito mais rapidez, considerando que os endereços pertencem à mesma região, sendo perto uns dos outros.

 

 

Benefícios alcançados que tornaram a Justiça rápida e eficiente

1) - Celeridade e eficiência no cumprimento de mandados, ao evitar que um mesmo Oficial de Justiça tenha de circular por diferentes e distantes regiões, por diversas vezes, fazendo o mesmo percurso de muitos outros Oficiais, para cumprimento da mesma finalidade.

 

2) - Maior impessoalidade dos Oficiais de Justiça junto às partes e seus advogados.

 

3) - Rapidez na emissão e encaminhamento dos mandados.

 

4) - Maior disponibilidade de tempo do cartorário responsável pela emissão dos mandados para exercer outras atividades.

 

Ver mas sobre OFICIAL DE JUSTIÇA